Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



crónicas de mannheim #5

Pedro Simão Mendes, em 21.09.19

  uau, passaram-se duas semanas desde a última crónica, e um mês desde que estou aqui sozinho. o tempo tem passado relativamente depressa, excepto aos fins-de-semana, altura que passo maioritariamente sozinho. é nesses momentos que tenho mais tempo para pensar e reflectir sobre as saudades que sinto, e sobre a solidão que também se faz sentir de vez em quando.

  nestas duas últimas semanas consegui começar e terminar as recolhas de dados do meu primeiro estudo: perfeito. tive a oportunidade de apresentar o trabalho já realizado em portugal, e obter feedback interessante, incluindo algumas sugestões sobre o que fazer na revisão daquele artigo. falei com os meus orientadores, e irei recolher dados em portugal, com a ajuda de uma colega lá do laboratório. ainda assim, paralelamente, tenho de escrever outro artigo, e organizar a próxima experiência que farei aqui. o trabalho tem sido muito, e quase não resta tempo para pensar noutras coisas. também tive de rejeitar uma (choruda) bolsa alemã à qual me tinha candidatado, e que ganhei porque o meu projecto teve "óptima pontuação", por não poder ter duas bolsas a financiarem a mesma estadia. eu a precisar do dinheiro, e ele a "fugir-me". é que também aceitei o convite da minha orientadora para participar num symposium por ela organizado numa conferência aqui na alemanha, em março do próximo ano (e cheira-me que não vou conseguir financiamento da minha escola para isto). entretanto, como estou a pagar duas rendas (uma delas apenas para garantir um local para a minha mobília), a ter despesas elevadas aqui, e ainda terei de arranjar o meu carro (o que, o mínimo, custará uns 300€), estou a estudar formas de poupar dinheiro. sugestões aceitam-se.

  felizmente, os restantes alunos de doutoramento continuam a ser fantásticos, e organizam encontros divertidos onde é possível socializar o suficiente para desanuviar (para além dos almoços em conjunto) e sem gastar muito dinheiro. no dia da minha apresentação, fizemos um jantar na casa de um deles, e eu cozinhei carbonhesa para eles (receita do meu cunhado que é uma espécie de híbrido entre carbonara e bolonhesa). adoraram, e tivemos uma noite agradável (mostrei-lhes ana malhoa). também  com eles visitei bad-dürkheim: fomos a um festival de vinho, que mais parecia uma espécie de s. joão, onde havia comida, bebida, uma roda gigante e outras diversões, e fogo-de-artifício. e ontem fomos a uma festa organizada para todos os alunos de doutoramento da universidade. antes da festa, tivemos um pequeno warm-up todos juntos, onde eu lhes dei a provar tremoços, e  uma espécie de pastéis de nata (foi a minha primeira tentativa). embora o tipo de festa não seja o meu plano ideal de diversão (até kuduro passaram na festa), foram momentos agradáveis.

  enfim, apesar de todas as pessoas e coisas que me fazem falta, mannheim tem sido boa para mim, e estou a gostar bastante de cá estar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 16:02




mensagens

pesquisar

  Pesquisar no Blog